quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sabedoria


Quando achamos algo valioso, precisamos dar a devida honra ao objeto encontrado.

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.  O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou". (Mateus 13:44-46 NVI) 

Ao encontrar algo precioso, esse homem vende tudo o que tem para comprá-lo. Isso é dar reconhecimento ao objeto encontrado. 

Um versículo antes dessa passagem (... Aquele que tem ouvidos, ouça. (Mateus 13:43b NVI)), Jesus nos ensina sobre quem tem ouvidos, que ouça, ou seja, se ouvir, obedeça! Quando ouvimos, e deixamos as palavras descerem ao nosso coração, estamos dando ouvidos à SABEDORIA.

Mas... Como adquirir sabedoria?
O temor do Senhor é o principio da sabedoria (Pv 1:7). Esse é o primeiro passo! Não devemos desprezá-la... É um conselho que os pais dão aos filhos...

Ter intimidade é o 2o passo: A intimidade do Senhor é para aqueles que O buscam, e a estes Ele revela Seus segredos. (Salmos 25:14). Quando estamos perto o suficiente, conhecemos a vontade do Senhor, pois conseguimos ouvi-la...

Aceite a sabedoria, e ela o protegerá. 
"Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas – (Provérbios 2:1-12 NVI) 

A sabedoria é um bom presente, algo que se deixa como um legado, uma herança. (Eclesiastes 7:11-12 NVI), diz que a sabedoria é como a herança, mas é melhor ainda que o dinheiro, pois preserva a vida de quem a possui...

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. (Provérbios 3:13-14 NVI), diz que o homem que alcançou a sabedoria é mais feliz do que ter o ouro.

A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: (Provérbios 8:1-3 NVI)
Encontramos sabedoria:
1) no alto (situações difíceis)
2) junto do caminho (durante o percurso)
3) na encruzilhada (nas decisões)
4) ao lado das portas (em cada nova oportunidade)
5) à entrada da cidade (nas grandes oportunidades)
6) portas adentro (em cada oportunidade estabelecida)

Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa. Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte”. (Provérbios 8:34-36 NVI).

Nenhum comentário: