sábado, 22 de dezembro de 2012

E Deus ouviu Ana...

A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida. (PV 13:12)
Ana (1 SM 1) queria filhos! Ansiava e gemia por eles! Elcana possuía 2 mulheres: Ana e Penina. Penina tinha filhos, mas Ana não.

Todos os anos, Elcana subia de sua cidade a Siló, para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos. Ele oferecia sacrifícios por Penina e todos os seus filhos e filhas... Mas quanto à Ana dava uma porção dupla porque a amava... Ano após ano isso acontecia... E ano após ano Penina humilhava Ana, pelo fato dela não conceber.

SL31:10 Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; minha aflição esgota as minhas forças, e os meus ossos se enfraquecem.

Ana era uma mulher desassogada por um clamor: FILHOS! A esperança dela tardava e a afligia! A humilhação a entristecia... Nem o carinho de seu marido a consolava. A aflição esgotava suas forcas.Mas Ana fez o que era certo! Em 1PE 5:7 diz que devemos apresentar nossas petições ao Senhor. Pois Ana se derramava, ano após ano, não em auto-comiseração, mas apresentava-se ao Senhor! Lançava sobre Deus seus fardos, assim como Jesus nos ensinou em MT 11:28-29. Quem tiver cansado e sobrecarregado, o Senhor dará descanso. Se nós tomarmos o jugo do Senhor, e aprender Dele, que é manso e humilde de coração, nós acharemos descanso para nossas almas, pois o jugo do Senhor é suave, e Seu fardo, leve!Se não tomarmos esse fardo e entregarmos para o Senhor, não o suportaremos, pois em PV 18:14 diz que o espirito do homem o sustenta na doença, mas o espirito deprimido quem o levantara?

Essa atitude de Ana, fez toda a diferença! Ao se derramar perante ao Senhor suas dores e petições, Eli, seu sacerdote, a tomou por embriagada... Mas a alma abatida de Ana não sobrepujava ao seu espirito... Seu rosto refletia a tristeza de seu coração sim (PV 27:19), mas Ana não tinha tempo para auto-comiseração. Explicou e expôs sua alma a sacerdote que a tomou por embriagada. Deus pôde usar essa situação para trazer uma palavra de vida a seu coração. Nossa alma precisa de cura... De uma boa palavra a seu tempo (PV 15:23), do bálsamo de Gileade (JR 8:21-22).

O espirito milita contra a carne, e vice-versa (GL 5:17). No meio temos a nossa alma... Isso não pode ser negligenciado! Conforme alimentarmos nossa alma, ela pende! Em PV 24:10 diz que se nos mostrarmos fracos no dia da angústia, quão pequena é nossa força! A maneira pela qual reagimos em meio à crise, demonstra o material pelo qual somos feitos...

Ana, em meio à crise, em meio à sua dor, tomou a palavra de seu sacerdote, ungiu seu rosto e creu! Pela atitude de Ana, sua história mudou! Ana e Elcana tiveram relações, e o Senhor se lembrou de Ana, e ela concebeu. Ana elevou seus olhos aos montes, de onde viria seu socorro (SL 121), e o Senhor a ouviu, e no devido tempo, concebeu Samuel, que significa " O Senhor Me Ouviu". A tristeza tornou-se m júbilo... Houve festa no coração de Ana, e foi exaltai o nome de Jeovah-Raphá, Deus Que Cura, (IS 53:4-5).

Nenhum comentário: