domingo, 10 de junho de 2012

Ensino e serviço

Em toda a trajetória de Jesus na terra, o foco dele foi o céu, e apresentar Deus aos homens, estabelecendo o Reino de Deus.
O nascimento de Jesus foi sobrenatural, mas num meio natural - Maria - e assim foi por toda a sua vida na terra: Sobrenaturalidade em meio ao natural! Jesus andava no natural sobrenaturalmente, e não se deixava contaminar pelo natural. O fogo deve queimar a fogueira feita, e não esta apagá-lo.
Em LC 2:52 diz que "Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens." Maria via todos esses sinais, e guardava essas coisas em seu coração (LC 2:19.51).
Em MT 4, Jesus é enviado ao deserto depois do batismo, e é tentado elo diabo. Depois de ter mostrado ao diabo quem Ele era na Palavra, Jesus inicia Seu Ministério.
A partir do v.18, Ele chama os primeiros discípulos. Eles prontamente O seguem, e as multidões também.
No capitulo 5 de Mateus, Jesus pela primeira vez começa a ensinar às multidões, ao povo. Falou sobre as bem-aventuranças, as leis, as vinganças, amor, ajuda, ensinou como orar, jejum, tesouros, preocupações, porta larga e estreita, frutos, etc... Ao término desse longo ensino, disse: "Quem ouve minhas palavras e as pratica é como quem constrói sobre a Rocha. E quem não as pratica, é como quem constrói sobre a areia." (MT 7:24-27)
As multidões saíram maravilhadas com Seu ensino, pois Jesus ensinava como quem tinha autoridade, não como os Mestres da Lei (v.28).
A partir do cap. 8 de Mateus, Jesus inicia as curas, sem desprezar o ensino:
•Curou o leproso, e ensinou misericórdia e submissão.
•Curou o servo do Centurião, e ensinou sobre fé e salvação.
•Curou a sogra de Pedro, enquanto seguiam pra fazer a obra.
•A quem dizia querer segui-lO precipitadamente,Jesus ensinava sobra as exigências impostas.
•Ao entrar num barco, e começar uma tempestade, Jesus ensina sobre fé na tribulação.
Libertou os endemoniados de Gadara, mas o povo ficou mais preocupado com as perdas financeiras.
Curou o paralítico, e ensinou que Ele tinha o poder de perdoar.
Dai os Mestres da Lei O recriminam. Ao comer com publicanos e pecadores, ensina que Ele veio para os que precisavam.
E continuou a fazer muitas curas. Ao enviar os 12, ensina-os sobre alguns princípios de Ministério.
Mas ao chegar em Mateus 15, encontramos Jesus debatendo com mestres e fariseus. Perguntam a Jesus porquê Seus discípulos não lavam as mãos antes de comerem, e Jesus os questiona porquê eles transgridem negando um bem qualquer a seus ais, que é mandamento, em prol de "estar dedicado a Deus?"
Jesus se preocupa em mostrar que é pelos frutos! MT 11:19b diz que a "sabedoria é acompanhada pelas obras " Dai Jesus para reforçar o ensino ao povo, se vira para a multidão e diz: "Ouçam e entendam! O que torna o homem impuro não é o que entra pela boca, mas sim o que sai." E Pedro, não compreendendo, pede explicação... Imagina? O quanto Jesus ensinou e ensinou, e eles não conseguiam discernir? O povo ouvia, os discípulos ouviam... Mas como eram lentos em assimilarem o ensino! Como eram lentos em aprender! Preferiam se agarrar em tradições humanas sem procedência, do que em ensinos de uma vida que frutificava, pois Ele era o próprio Deus!
Assim também hoje, muitos de nós vemos milagres, curas, libertações e ensinos... Mas somos lentos no serviço e no ouvir. Em MT 9:37-38, Jesus ensina que a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos...
O que podemos fazer para não sermos contados à essa multidão que muito via, muito ouvia, mas pouco aprendia, por isso não serviam de modo a produzirem frutos que demonstrassem terem conhecido ao Senhor!

Nenhum comentário: